sábado, 26 de setembro de 2009

Dilatação Linear de Sólidos

A dilatação linear consiste na análise da alteração do comprimento de um sólido de espessura e largura desprezíveis. Com isso, para se definir esse tipo de dilatação, utiliza-se escalas de medida de comprimento, tais como metro, centímetro e kilômetro.

Para se calcular a dilatação linear de um sólido é aplicada a seguinte fórmula: ΔL = L0 x ΔT x α, sendo α o coeficiente de dilatação linear do sólido, ΔT a variação de temperatura, L0 o comprimento inicial do sólido e ΔL a variação no comprimento do mesmo.


Modo experimental:


Como às vezes é difícil calcular a dilatação de um sólido, o método ao lado é muito eficaz para analizar a dilatação experimentalmente.
Por meio desse método observaremos na régua a dilatação mesmo que muito pequena.
Quando aquecido, o sólido empurrará a pequena barra para baixo e, devido à posição do suporte, poderemos ver a extremidade da barra próxima a régua subir 50 vezes mais.
Portanto, uma dilatação de 1mm, que seria quase impossível de perceber, será vista facilmente na régua como uma alteração de 5cm. Após esse experimento, basta dividir a alteração de altura da extremidade próxima a régua por 50, e se obterá a dilatação real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário